Panna Cotta de Maracujá

 

Sobremesa típica Italiana, da região do Piemonte, a Panna Cotta ou creme cozido é uma sobremesa muito saborosa e de incontáveis variedades. Semelhante e de mesma base que os pudins e sobremesas como o manjar branco, é feito com creme de leite fresco, açúcar e gelatina. Pode ser acompanhado ou aromatizado com baunilha, limão, cítricos, frutas vermelhas, geleias, enfim, com quase tudo que se pode imaginar.

A seguir, uma receita deliciosa e fácil, dando uma cara nova para esse doce tradicional:

Panna Cotta de chocolate branco com calda de maracujá

Ingredientes

— 1¼ xícara de creme de leite fresco

— ¾ de xícara de leite

— 150 g de chocolate branco picado

— 1/3 de xícara de açúcar

— 2 colheres (chá) de gelatina incolor em pó

— 1 colher (sopa) de água

— ½ xícara de polpa de maracujá

— 1 xícara de vinho branco doce

Modo de preparo:

1. Leve ao fogo médio o creme de leite, o leite, o chocolate e 2 colheres (sopa) de açúcar e cozinhe até incorporar tudo, sem ferver. Desligue o fogo.

2. Dissolva a gelatina na água e junte ao creme. Divida a mistura entre 6 forminhas untadas e leve à geladeira até firmar.

3. Leve ao fogo alto a polpa, o vinho e o açúcar restante até ferver. Reduza o fogo e cozinhe, sem mexer, por 10 minutos. Deixe esfriar.

4. Desenforme a panna cotta em um prato e regue com a calda de maracujá.

NOTA: Se não tiver as forminhas próprias, pode montá-las em taças ou em uma forma tradicional de pudim ou até mesmo em um refratário de vidro. O importante é experimentar e fazer essa delicia.