6 Segredos para fazer Compotas Irresistíveis

 

compota de goiaba

 

Pode ser de figo, mamão, goiaba, morango, abóbora, cenoura… Frutas e legumes rendem diversas receitas de compotas. Isso sem falar que duram muitos meses e trazem à tona aquele sabor irresistível de iguaria preparada pela vovó em qualquer época do ano.

As compotas são conservas de frutas cozidas aos pedaços em açúcar e algum líquido – geralmente água ou suco de fruta.
Elas costumam ser servidas  e  acompanhadas de iogurte, sorvete ou queijo e dão um toque pra lá de caseiro no seu almoço em família! E, pode ser um ótimo mimo para presentear os amigos.

SEGREDINHOS PARA PREPARAÇÃO DAS COMPOTAS:

1- Quantidade de fruta e açúcar:

Use 1 quilo de fruta (descascada e cortada em pedaços) para 1 kg de açúcar. Menos do que isso, a compota fermenta. Em excesso, ela cristaliza.

2- Para o doce não empedrar:

Adicione 1 colher (chá) de suco de limão para cada quilo de geleia ou compota.

3- O melhor açúcar para compotas: 

Prefira os tipos cristal ou refinado. O mascavo escurece a receita e pode mascarar o sabor.

4- Pré-preparo de compotas:

Compotas feitas a partir da casca ou de frutas mais resistentes devem ser cozidas, antes de entrar na calda, até amolecerem.

5- Panelas certas para doces caseiros:

Prefira as mais largas às fundas. Elas aceleram a fervura e a ebulição, ajudando a chegar mais rápido ao ponto desejado.

6- Como conservar compotas:

Armazene o doce em local fresco. Se bem conservado, pode durar cerca de 06 meses. Além disso, atenção total aos vidros, que devem estar extremamente limpos, esterilizados.

Segue uma   receitinha bem gostosa:

COMPOTA DE GOIABA

Ingredientes:
. 2 Kg de goiaba vermelha
. 1 Kg de açúcar
. ½ xícara (chá) de água

Modo de preparo:
Lave bem as goiabas, descasque, retire a polpa e corte em quatro. Em uma panela de pressão, misture a goiaba, o açúcar e a água. Tampe a panela, leve ao fogo e quando iniciar a pressão, coloque no fogo brando e cozinhe por 10 minutos. Desligue o fogo e deixe a panela tampada por 4 horas. Abra a panela e transfira a compota para um pote.

Dica: Sirva com sorvete ou queijo branco . Fica uma delícia!

Bon Appétit!